Proteção das pedras durante a obra
Quando se fala em obra, associamos logo a alguns transtornos como sujeira, poeira, bagunça… A verdade é que tudo isso é inerente ao fato de construir ou reformar. Porém, há cuidados especiais que devem ser tomados para que o transtorno não se transforme em dor de cabeça e ainda cause prejuízo ao cliente.
Um desses cuidados é a proteção das pedras durante a obra para evitar riscos, manchas, furos, desgastes e até quebras do material. A indicação é que após a instalação das peças, seja realizada a limpeza e posteriormente a cobertura para proteção do material.
Para limpar, primeiro deve-se remover a sujeira sólida com cuidado utilizando uma vassoura de pelos e depois passar um pano umedecido com água. Após a pedra estar totalmente seca, deve-se colocar uma proteção específica para o material.
Uma opção simples e de excelente custo-benefício é o plástico bolha, onde as bolhas devem ficar para cima, nunca em contato direto com o material. Uma outra opção é o papelão, porém é desaconselhado utilizar diretamente sobre o material, pois a umidade do ar pode soltar pigmento e manchar a peça.
Além dessas opções mais acessíveis, há no mercado produtos específicos para proteção de móveis e revestimentos durante o período de obras. Uma conversa com o fornecedor ou arquiteto pode ajudar na escolha desse material. O importante é não deixar de ter esse cuidado, pois negligenciá-lo pode custar caro.