Dicas
As pedras naturais possuem estilos e características bem distintas. Para selecionar a pedra ideal, garantindo a elegância e a durabilidade do material, deve-se avaliar o estilo de vida e o ambiente de aplicação, por isso é indispensável o auxílio de um profissional na escolha. Mármores e ônix, por exemplo, são sensíveis ao álcool e a outros produtos de limpeza, exigindo um cuidado mais específico. Já os granitos e quartzitos possuem durabilidade maior e são mais fáceis de limpar e manter.
O uso de rochas naturais produz sofisticação e elegância ao ambiente, além de tornar o projeto atemporal e singular, ressaltando a personalidade do cliente. Um diferencial das pedras naturais é que cada chapa é única, imprimindo exclusividade a cada ambiente ou produto. Há também a possibilidade de diversos acabamentos na superfície, tanto brilhoso como os foscos, que conservam o aspecto rústico do material.
Mesmo sendo um produto bruto, as pedras necessitam de cuidados especiais para garantir sua beleza e maior durabilidade. Para realizar a limpeza das rochas basta utilizar sabão neutro e pano úmido. Não se deve usar produtos abrasivos ou ceras. Também é recomendada impermeabilização anualmente.
Sim. Por ser um produto natural, cada tipo de rocha possui uma formação geológica e suas características se diferem a depender da origem. Algumas são mais resistentes, com índice de dureza maior, outras são mais porosas, etc. Essas características devem ser consideradas para indicação de uso.
Não necessariamente. Vários fatores interferem no custo das pedras, entre eles temos a localização da jazida, a possibilidade de produção das pedreiras, a resistência do material, etc. Pedras resistentes e belas podem ter um custo menor por serem encontradas em abundância, por exemplo.
Os acabamentos nas superfícies de pedras naturais concedem elegância e se harmonizam nos projetos de arquitetura. Além do tradicional polido, que é o brilhoso, acabamentos que imprimem aspecto rústico ao material estão super em alta e são os mais indicados para ambientes externos, de fachadas e pisos com alto tráfego. Eles são o escovado, levigado e flameado. Para saber mais sobre cada um deles, clique aqui. É essencial a orientação de um profissional na escolha do acabamento correto, pois cada ambiente possui sua especificidade.
Sim! É possível remover manchas orgânicas (gordura, vinho, plantas, ferrugem, etc) de rochas naturais e sintéticas. Atualmente no mercado há produtos de alta qualidade destinados a esse fim, porém apenas empresas especializadas devem realizar esse serviço, pois os agentes são extremamente reativos, podendo trazer danos ao material e à saúde de quem manuseia. Saiba mais clicando aqui.
O uso de impermeabilizante é indicado para pedras naturais pois repele água, óleo, gorduras e agentes manchadores alimentícios. O contato prolongado desses componentes com a superfície da rocha não impermeabilizada pode causar manchas irreversíveis no material. É recomendado que a impermeabilização seja realizada pelo menos uma vez ao ano.
A proteção das pedras ornamentais durante o período de obras é fundamental para evitar riscos, manchas, furos, desgastes e até quebras do material. A indicação é que após a instalação das peças, seja realizada a limpeza e posteriormente a cobertura para proteção do material. Uma opção simples e de excelente custo-benefício é o plástico bolha. Existem outras opções no mercado, e uma conversa com o fornecedor ou arquiteto pode te ajudar na escolha desse material.