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11/08/2022

Arte Pedras estabelece parceria com especialista em perfumaria para criação de uma identidade olfativa

O cheiro de terra molhada, o aroma de uma pizza quentinha saindo do forno a lenha, talvez o cheiro da água nas bordas de mármore durante as aulas de natação ou um simples dia de folga na piscina. Situações que parecem distintas, mas ligadas por algo em comum: ambas carregam a marca de um aroma característico, capaz de não apenas despertar sensações no momento – paz, alegria, afeto - mas de se tornar uma lembrança para o resto da vida.

São as poderosas memórias olfativas.

A escolha do aroma ideal é um desafio que pode potencializar a completa imersão do cliente com a identidade da lojaA escolha do aroma ideal é um desafio que pode potencializar a completa imersão do cliente com a identidade da loja

Apesar de não ser tão comum no mundo empresarial, o tema ganhou força nos últimos anos no chamado marketing olfativo, no qual muitas marcas têm procurado oferecer uma identidade olfativa com o objetivo de aumentar o bem-estar dos clientes, quem sabe potencializando vínculos e a fidelização. Para a diretora de Marketing e Comercial da Arte Pedras, Taciana Salviano, esses são motivos mais que suficientes para dar início a um projeto de construção do “bálsamo Arte Pedras de ser”. 

Com esse intuito, a empresa decidiu procurar uma especialista no assunto e iniciou a busca pela fragrância ideal. “As memórias olfativas são pouco aproveitadas, mas são extremamente importantes em nossas vidas. Gostaria que os clientes se sentissem mais bem acolhidos a partir dessa experiência olfativa, que possam levar essa memória positiva a mais de sua estadia conosco”, afirmou Taciana, que estabeleceu uma parceria com a expert em Perfumaria pela Paralela Escola Olfativa SP e CinquièmeSens de Paris, Karina Carvalho.

Devota ao universo dos cheiros e da perfumaria desde criança, Karina Carvalho explicou que ficou fascinada quando se deu conta do quão o sentido do olfato, a química das moléculas aromáticas, a neurociência e o bem-estar estão relacionados. “Assim como um perfume é capaz de representar nossa personalidade, estado de humor ou nos proporcionar alguma sensação que estamos precisando naquele momento, as marcas podem se utilizar desse recurso sensorial para transmitir valores, promover o bem-estar dos seus clientes”, disse.

Engenheira química de formação, Karina Carvalho acredita que o marketing olfativo é muito mais do que a criação de um “cheirinho” para o ambiente. “O perfume precisa estar em sintonia com a marca e precisa ser escolhido com muito critério, uma vez que ele irá transmitir uma mensagem, criar uma memória”, salientou a especialista, deixando uma dica preciosa: “Após a escolha ou criação da fragrância, é imprescindível um bom planejamento e acompanhamento das estratégias na sua utilização”.

A especialista ressaltou o case da Samsung, que adotou uma fragrância a base de melão maduro para ser testada em 52 lojas em diversas parte do mundo. “Nesses pontos de venda, os consumidores passaram a gastar até 30% mais tempo interagindo com os eletrônicos do que nas lojas convencionais e, de quebra, identificaram o aroma do ambiente com as características de inovação e sofisticação”, ressaltou a engenheira. E concluiu: “Com uma estratégia de marketing olfativo bem desenvolvida pela empresa, os clientes conseguem facilmente reconhecer a marca pelo cheiro”.

Em breve, visitar a Arte Pedras será também uma experiência olfativa marcante, claro, além do já tradicional cheiro do café quentinho e de todo acolhimento da equipe que exala naturalmente. É esperar para ver o resultado dessa parceria aromática!

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